Conheça o programa
Oficinas abertas no museu – Museu Regional de Faro
Não perca a oportunidade de entrar nas oficinas abertas do Handsome Festival. São seis espaços de workshop em que o público pode participar livremente, sem necessidade de inscrição prévia. É chegar e escolher o que quer fazer: vassourinhas de palma, pintura de azulejo, uma caixinha de cana, estrelas de figo, trabalhar com esparto ou experimentar a tecer uma esteira de cana.
A participação nas oficinas está sujeita aos lugares existentes ao longo do horário.
Trabalhar a palma
Caixa-tubo de cana
Pintura de azulejo
Estrelas de Figo
Experiência criativa com esparto
Esteiraria
(participação é livre e não está sujeita a inscrições)
Evento de encerramento do projeto Algarve Craft&Food
Conheça de que maneira o projeto Algarve Craft&Food estimulou o desenvolvimento e a internacionalização das indústrias culturais e criativas baseadas no artesanato e produtos agroalimentares locais do Algarve.
Neste evento, em que se partilha com o público os resultados deste projeto, serão entregues os Prémios aos vencedores dos melhores produtos e programas turísticos criados. O evento inclui um momento de conversa com alguns dos protagonistas envolvidos nas ações e uma animação musical.
16h30 - Sessão de boas-vindas (RTA)
16h45 - Balanço do projeto (Tertúlia Algarvia e QRER)
17h15 - Entrega dos prémios ACF
17h30 - Conversa criativa - “Turismo Criativo no Algarve: a perspetiva dos protagonistas” (Alexandra Santos, Designer; Lilia Lopes Ceramista; Chef Bruno Viegas e Chef Alexandra Caetano) (Moderação: Marco Lopes, Diretor do Museu Regional do Algarve)
18h15 - Enceramento com momento de animação musical
(participação sujeita a inscrição prévia através do e-mail: planeamento@turismodoalgarve.pt )
Exposição de artesanato Algarve Craft&Food
Coleção de peças que resultam da colaboração entre chefs, designers e artesãos, numa residência criativa onde se criaram soluções de combinação entre gastronomia e artesanato para a restauração e ambiente doméstico.
A exposição irá estar disponível nos dias 23 e 24 de Junho, das 15:00 às 19:00 no Museu Regional de Faro.
(participação é livre e não está sujeita a inscrições)
“Um dia no Zambujal” - Aula prática iniciação ao corte do presunto com provas / lanche
Aprenda a melhor técnica para cortar o presunto e delicie-se com a prova que se segue.
O Zambujal, a terra da família há muitas gerações, pequena povoação no concelho de Alcoutim, deu nome à nossa empresa. O nosso objecto social é a produção e transformação de porco. Criamos, em regime extensivo, porco ibérico que transformamos em enchidos, presuntos e uma infinidade de fumados e salgados, no total aproveitamento dos animais.
Acessoriamente, para promover e posteriormente por exigência do próprio mercado e dos nossos clientes, iniciámos a realização de provas, almoços e jantares por marcação, para grupos. As refeições são realizadas quase exclusivamente com produtos feitos no Zambujal, desde as carnes e os transformados de porco da nossa produção, o nosso vinho, os produtos das nossas hortas, as ervas dos nossos ribeiros, os doces tradicionais, a aguardente dali do lado, numa infinidade de paladares e texturas que a qualidade das coisas verdadeiras, torna ímpar!
No Verão privilegiamos o espaço exterior, mas nas noites grandes e frias de inverno, a nossa caldeira que destila alguma aguardente, aquece e harmoniza o ambiente... Usualmente, as refeições terminam com uma visita guiada às nossas instalações que permite aos nossos clientes conhecer a forma como os produtos são feitos, com explicações e diálogo sobre processos de que, quase todos, conhecemos um pouco, pois o porco faz parte integrante das tradições serranas desde tempos antigos...
Facilitador
Feito no Zambujal Lda.
Participantes
Max. 6 pessoas
Duração
2h
Idiomas
Português
Inglês
Espanhol
Observações
Atividade para maiores de 18 anos.
Sujeito a inscrição
Lamentamos, mas já não existem vagas disponíveis para esta atividade.
Degustação de Vinagres
Vinagres produzidos a pensar na valorização e promoção de frutos, vegetais e ervas aromáticas da região Algarvia, com um enorme potencial para produzir produtos com características singulares.
Os vinagres são produzidos utilizando frutos seleccionados com a maturação ideal, através de um dos processos mais antigos de produção, o método de "Orleães". Este é um processo lento e tradicional de elaboração de vinagre. Este processo permite obter um produto final com características organolépticas peculiares devido à presença de álcool residual que favorece a formação de ésteres e outros compostos voláteis. A acetificação decorre em barricas de carvalho preparadas para este efeito.
Os vinagres assim obtidos apresentam uma componente aromática muito intensa, um aspecto límpido mas com a presença de alguns sedimentos e uma complexidade de diversos sabores, possibilitando uma utilização muito diversificada.
Facilitador
Fateixa Vinagres | David Santo
Participantes
Max. 6 pessoas
Duração
2h
Idiomas
Português
Inglês
Espanhol
Observações
Atividade para maiores de 18 anos.
Sujeito a inscrição
A laranja e uma história sobre globalização e o poder das palavras
No Algarve, as árvores de Natal em tempos passados eram decoradas com laranjas, demonstrativo da importância deste citrino na cultura local. O intuito desta oficina é a construção de um storytelling associado a um produto.
Exploraremos como as histórias desenvolvem identidades que representam os locais e os produtos e determinam a percepção dos sítios. Levaremos o participante a conhecer a importância histórico-cultural deste fruto e visitar um território em que a laranja é rainha.
O concelho de Silves possui alguns dos melhores pomares de laranjeiras sendo promovida como “capital da laranja”. Teremos a oportunidade de visitar um pomar de família na cidade e de elaborar a famosa torta de laranja.
Facilitador
Doçaria do Sul
Participantes
Max. 8 pessoas
Duração
2:30h
Idiomas
Português
Inglês
Observações
Ideal para criativos ativos, interessados em atividades artísticas e em cultura local, makers...
Crianças com + 7 anos devem estar inscritas e podem participar desde que acompanhadas por um adulto.
Sujeito a inscrição
Visita Guiada e prova de vinhos com tapas
Na visita guiada conheça a história da nossa família, natural da aldeia da Tôr e aprenda sobre os processos de produção de vinho. Com vista sob o barrocal algarvio, termine com a prova de 4 dos nossos vinhos, o nosso pão caseiro e azeite, juntamente com uma tábua de queijos, chouriço e presunto. Num ambiente sereno, familiar e de partilha procuramos que leve consigo um pouco das nossas tradições e dos nossos sabores mais autênticos.
Participantes
Max. 6 pessoas
Duração
2:30h
Idiomas
Português
Observações
Atividade para maiores de 18 anos.
Sujeito a inscrição
Conversa Criativa - “Perspetivas para o Turismo Cultural e Criativo no Algarve”
O turismo cultural e de experiências, incluindo o criativo, foram recentemente alvo de estudo no Algarve. No plano nacional, está em curso o “Turismo + Sustentável” onde há um capítulo dirigido à cultura. E no novo programa financeiro Portugal 2030, há uma forte aposta na sustentabilidade e nos territórios de baixa densidade. Como é que tudo isto se conjuga numa região que procura crescer e valorizar os seu património? Vamos conversar sobre isto!
Convidados: Carlos Martins (Opium); Leonor Picão (Turismo de Portugal); Aquiles Marreiros (CCDR Algarve); (Moderação: Dália Paulo, Câmara Municipal de Loulé)
(participação é livre e não está sujeita a inscrições)
Convidados
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Formação
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Pós-graduado em Turismo Cultural pela Universidade de Barcelona.
Doutoramento em Geografia pela Universidade do Porto (não concluído).
Experiência profissional
Fundador e sócio-gerente de Infeira – Gabinete de Consultoria, Lda.
Fundador e sócio-gerente de Inpublic, Consultores, Lda.
Fundador e sócio-gerente da Opium, Lda, empresa dedicada ao planeamento cultural, territorial e económico.
Fundador e sócio-gerente da Local Heroes, Lda, empresa especializada em projetos de gastronomia e comunicação turística.
Fundador e sócio-gerente da Live Art, Lda, empresa especializada em conteúdos digitais. Foi consultor na Deloitte.
Foi vereador da Cultura, Turismo e Desenvolvimento Económico do Município de Santa Maria da Feira (1999-2005).
Foi presidente da Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira SA. (2000-2004).
Foi Presidente da Direção de Agência de Desenvolvimento Regional de Entre-Douro-e-Vouga. (1999-2003).
Foi coordenador do Programa de Animação das Cidades no âmbito do Euro 2004. (2003-2004) Foi adjunto do Secretário de Estado da Juventude. (2006)
Foi coordenador do Estudo Macroeconómico “Desenvolvimento de um Cluster de Indústrias Criativas no Norte de Portugal” e co-autor do Plano de Gestão do Centro Histórico do Porto Património Mundial da UNESCO. (2007)
Foi presidente da ADDICT – Agência de Desenvolvimento das Indústrias Criativas. (2010-2012)
Foi membro do Conselho Nacional de Cultura – Secção das Artes – Ministério da Cultura. (2014-2017)
Foi Coordenador da Candidatura e Diretor Executivo de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e da Fundação Cidade de Guimarães. (2009-2013)
Foi coordenador da candidatura de Braga a Cidade Criativa da UNESCO - Media Arts. (2016- 2017)
Coordenador do projeto “Lugares Património Mundial do Centro”, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Centro e do projeto “Plano de Desenvolvimento Turístico da Ria Formosa” desenvolvido pelo Turismo de Portugal. (2016-2020)
Fundador da rede europeia “Next Culture Network”. (2018)
Membro da Comissão de Cultura e Desporto do Comité Olímpico de Portugal. (2018-...)
Comissário do programa “Que Cultura para as Cidades do século XXI” – Fundação de Serralves. (2020)
Consultor da Estrutura de Missão das Comemorações do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães. (2018-2020)
Fundador e membro dos órgãos sociais do Porto Post Doc, festival internacional de cinema documental do Porto. (2016-...)
Fundador e membro dos órgãos sociais da Orquestra Filarmónica Portuguesa. (2018-...) Consultor das Nações Unidas (UNCTAD) na área da Economia Criativa e Turismo. (2019-...) Docente do Curso do Gestão Cultural da Universidade de Santiago de Compostela. (2017-...)
Docente do Mestrado em Indústrias Criativas da Universidade Católica Portuguesa - Porto. (2015-...)
Membro do Conselho Consultivo da APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (2020-...).
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Aquiles Marreiros, 45 anos, natural de Faro, licenciado em Geografia e Planeamento Regional (2000, FLUL), pós-graduado em Administração Autárquica e Desenvolvimento Regional (2001, FE-UALG), mestre em Gestão do Território e Urbanismo (2011, IGOT-UL).
Foi professor de Geografia na Escola Secundária de Pinheiro e Rosa em Faro (2000-2002) e assistente convidado na Escola Superior de Gestão Hoteleira e Turismo na UAlg (2017/2018).
Durante 13 anos (2003-2016) exerceu funções na Divisão de Planeamento (elaboração, alteração e revisão de instrumentos de gestão territorial) e na Divisão de Turismo e Desenvolvimento Económico do Município de Albufeira, onde foi responsável pelo Gabinete de Empreendedorismo e pelo Gabinete de Candidaturas e Financiamentos.
Em junho de 2016 ingressou na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, assumindo o cargo de Diretor de Serviços de Desenvolvimento Regional em março de 2019, sendo responsável pelas áreas de planeamento, estudos regionais e cooperação.
De fevereiro de 2020 a março de 2023 foi coordenador do Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais, responsável pela monitorização do Programa Operacional Regional e pela implementação da Estratégia Regional de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3 Algarve).
Foi responsável pela coordenação técnica da Estratégia de Desenvolvimento Regional Algarve 2030 e pela coordenação do processo de negociação com a Comissão Europeia do Programa Regional Algarve 2030.
Desde março de 2023 exerce as funções de Vogal Executivo da Comissão Diretiva do Programa Regional Algarve 2030.
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Diretora Municipal de Administração, Planeamento e Modernização Administrativa da Câmara Municipal de Loulé (dez 2017) e coordenadora Técnica do projeto do aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira pelo município de Loulé. Diretora do Cineteatro Louletano. Presidente da Assembleia Geral da Acesso Cultura (desde 2022). Foi Comissária/Programadora do Programa “365 Algarve”, sendo adjunta do Secretário de Estado da Cultura (2016-2017). Foi Diretora de Departamento de Desenvolvimento Humano e Coesão e Chefe de Divisão de Cultura e Património da Câmara Municipal de Loulé, entre 2014 e julho de 2016. Licenciada em História Variante de Arqueologia e Pós-graduada em Arqueologia Romana pela Universidade de Coimbra. Mestre em História da Arte Portuguesa pela Universidade do Algarve. Parte curricular do Doutoramento em Museologia 2007/2009 concluída. Foi diretora Regional de Cultura do Algarve de 2009 a 2013. Foi Diretora do Museu Municipal de Faro (2002 a 2009), Mentora e Diretora da Revista MUSEAL de 2006 a 2009. Foi uma das ideólogas e fundadoras da Rede de Museus do Algarve (2007) e da Rede AZUL, de Teatros do Algarve (2016). Foi Vogal do ICOM Portugal (2014-2017) e Vice-Presidente do ICOM Portugal (2017-2020). Foi Presidente da Direção da Acesso Cultura (2016-2022). Assistente convidada da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.
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Diretora do Departamento de Dinamização da Oferta e dos Recursos – Turismo de Portugal
Licenciatura em Sociologia, Universidade Nova de Lisboa, Mestrado em Psicologia Social, ISCTE, Lisboa. A trabalhar no Turismo de Portugal desde 1998, coordenando projetos de desenvolvimento de produto (turismo cultural, turismo religioso, turismo industrial, turismo de natureza, gastronomia e enoturismo, turismo médico, turismo acessível) e também projetos no âmbito do turismo sustentável; inovação e empreendedorismo; financiamento de projetos com interesse turístico. Representa o Instituto em vários foruns nacionais e internacionais.
Tiborna e Xarém - Da cozinha para a mesa
Tradicionalmente, a tiborna especial era a do dia da amassadura, feita com pão acabado de sair do forno. Já as tibornas mais comuns eram feitas com pão grelhado nas brasas. Atualmente, fazem-se tibornas durante todo o ano, mas até um passado recente esta era uma prática exclusiva do Outono, pois relacionava-se com a prova do azeite novo.
“Xarém faz-se com tudo o que se quiser”: esta é uma frase que se ouve frequentemente no Algarve e que explica bem a versatilidade do xarém, também conhecido por “papas de milho”. Desde xarém simples, às papas com sardinhas, berbigão, conquilhas, só com pão frito, com grão, marisco, torresmos ou até com mel.
As variantes possíveis são muitas e dependem sobretudo da estação do ano, das disponibilidades alimentares, dos hábitos de família ou da refeição a que se destinam. Nesta experiência culinária, os participantes vão aprender a confecionar uma tiborna tradicional algarvia e xarém com berbigão e camarão.
Facilitador
Chef de Cozinha da Tertúlia Algarvia
Participantes
Max. 10 pessoas
Duração
3h
Idiomas
Português
Inglês
Espanhol
Observações
Crianças com + 5 anos devem estar inscritas e podem participar desde que acompanhadas por um adulto.
Sujeito a inscrição
Doce Fino um milénio de herança & tradição
Esta experiência gastronómica e artística, permitirá ao participante colocar as mãos na massa para modelar as figuras de uma forma semelhante à modelação em barro, conhecer a base da técnica gastronómica com orientação de uma doceira local e aprender algumas das diferentes técnicas de pintura dos doces. Termina com um chá e degustação dos bolos elaborados.
Facilitador
Doçaria do Sul
Participantes
Max. 10 pessoas
Duração
2h
Idiomas
Português
Inglês
Espanhol
Observações
Ideal para famílias.
Crianças com + 7 anos devem estar inscritas e podem participar desde que acompanhadas por um adulto.
Sujeito a inscrição
Workshop de olaria - Trabalho sobre a roda
A roda de oleiro tem uma magia que atrai pessoas de todas as idades e contextos. Neste workshop poderá contactar com um ceramista local dos arredores da cidade de Silves que o acolherá num jardim onde tem o seu atelier e partilhará a arte de modelar peças em barro na roda.
Workshop de cana - Caixa-tubo
O participante irá aprender a arte ancestral de trabalhar a cana e as possibilidades que esta oferece como matéria-prima para a criação de utilitários relacionados com produtos locais da gastronomia. Em duas horas de atividade, os participantes irão construir uma caixa em forma de tubo para guardar ervas aromáticas, sal ou outras preciosas memórias desta experiência.
Artesã
Vanessa Flórido
Participantes
Max. 8 pessoas
Duração
2h
Idiomas
Português
Inglês
Espanhol
Observações
Crianças com + 7 anos devem estar inscritas e podem participar desde que acompanhadas por um adulto.
Sujeito a inscrição
Lamentamos, mas já não existem vagas disponíveis para esta atividade.
Cataplana com todos - Do mercado à mesa
A sua origem perde-se nas memórias do tempo e é nos dias de hoje um dos símbolos mais icónicos do Algarve.
Supõe-se que o seu aparecimento resulte da influência do Norte de África e da ocupação árabe na região durante mais de 500 anos.
A célebre "tajine" marroquina, embora tradicionalmente feita em barro, utiliza na confeção dos alimentos o mesmo tipo de cozedura hermética a vapor, que veio a usar-se na cataplana.
Esteira de mesa com plantas da ribeira
Os materiais vegetais endémicos do Algarve são ancestralmente utilizados para múltiplas funções, recorrendo a engenhosas técnicas adequadas aos fins pretendidos. Nos trabalhos manuais desta natureza é comum utilizar equipamentos ou ferramentas de apoio muito simples. Para produzir as esteiras, que serviam para a secagem dos frutos secos, usa-se o tear de pedras, que consiste numa trave suspensa suportada por dois cavaletes, onde se apoiam pequenos molhos da fibra vegetal (no caso, a tabua) e se entrecruzam os fios para tecer, com quatro pedras a funcionar como bobines.
Workshop de Cerâmica – Taça em forma de flor de amendoeira
A cerâmica é uma arte versátil que se presta à produção de peças utilitárias e decorativas. Incorpora várias etapas, entre elas a modelagem e a pintura, todas elas executadas manualmente, dando espaço à expressão criativa do autor.
Lília Lopes dedica-se a esta atividade há mais de 20 anos e gosta de receber pessoas no seu atelier e de lhes transmitir a paixão que tem pela cerâmica.
Esta atividade é inspirada nos frutos da região e consiste em modelar e pintar uma pequena taça em forma de flor de amendoeira.
Artesã
Lília Lopes
Participantes
Max. 8 pessoas
Duração
2h
Idiomas
Português
Inglês
Espanhol
Observações
Crianças com + 11 anos devem estar inscritas e podem participar desde que acompanhadas por um adulto.
Sujeito a inscrição
Lamentamos, mas já não existem vagas disponíveis para esta atividade.
Uma experiência no campo – Figo
Um dia passado numa pequena aldeia no interior da Serra do Caldeirão, com uma paisagem magnífica, onde pode ter uma experiência única de aprender as técnicas tradicionais de conservação e secagem, e preparar alguns dos doces típicos feitos à base deste fruto.
Conversa Criativa - “Território, Cultura e Turismo de Experiências”
Nesta primeira conversa vamos explorar conceitos e perspectivas em torno do tão falado “turismo de experiências”. Como valorizar os recursos endógenos através de um turismo de valor acrescentado ou como envolver os agentes locais, artesãos ou produtores agroalimentares, numa oferta sustentável e diferenciadora? Estão são algumas das questões que vão estar subjacentes neste momento de conversa aberta.
Convidados: Sofia de Almeida (Universidade Europeia); Alexandra Gonçalves (Projecto Creatour – Universidade do Algarve); José Borralho (Associação APTECE); (Moderação: Victor Jorge, revista Publituris)
(participação é livre e não está sujeita a inscrições)
Convidados
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Sofia Almeida é doutora em Turismo pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa, e licenciada em Comunicação Empresarial. Atualmente é Professora Auxiliar da Faculdade Ciências Socias e Tecnologia da Universidade Europeia. É professora de Marketing de Turismo e Hotelaria; Gestão de Marcas, Comunicação Digital e Social Media; Marketing Digital, Gestão de Luxo e Gestão de Eventos. É ainda desde Setembro de 2022, coordenadora da área de Turismo & Hospitalidade da Universidade Europeia, ocupando ainda o cargo de coordenadora do Mestrado em Marketing Digital.
Sofia trabalhou durante quinze anos como Diretora de Marketing no consórcio de marketing hoteleiro ARTEH® Hotels & Resorts, uma cadeia hoteleira independente com representação internacional. A sua investigação centra-se nas áreas de gestão hoteleira, redes, consórcios de marketing hoteleiro, marketing turístico, branding hoteleiro, marketing digital e, na partilha de conhecimento. Sofia é autora de vários artigos de investigação internacional, capítulos de livros, participação em dicionários e enciclopédias na área do turismo e gestão hoteleira. Detentora de prémios internacionais é ainda palestrante e organizadora de eventos na área de turismo. As suas atividades extra-curriculares centram-se na formação nacional e internacional e ainda na consultoria e participação em inúmeros projetos na área de turismo. Sofia é também investigadora integrada no Centro de Estudos Geográficos do CEG / IGOT da Universidade de Lisboa.
Sofia tem vinte anos de experiência enquanto formadora em vários cursos relacionados com a formação pedagógica de formadores, marketing hoteleiro, atendimento ao cliente e formação na área da etiqueta, luxo e detalhe na indústria hoteleira e também marketing digital. Sofia Almeida escreve mensalmente para o Jornal TNews (tnews.pt). É ainda fundadora (2012) de uma comunidade de mulheres hoteleiras, denominada Amigas do Trade e mais recentemente é fundadora da rede de mulheres de investigação: Women Research Network.
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Maria Alexandra Patrocínio Rodrigues Gonçalves é Professora Adjunta da Universidade do Algarve, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, onde leciona desde 1997.
É investigadora Integrada do CinTurs -Research Centre For Tourism, Sustainability and Wellbeing para as áreas do Turismo, Território, Património, Gestão Cultural e Indústrias Criativas.
É doutorada em Turismo pela Universidade de Évora (2013), Mestre em Gestão Cultural pela Universidade do Algarve (cooperação com Universidade de Paris-8, Sorbonne) (2002), Pós-graduada em Direito do Património Cultural pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2016), Licenciada em Marketing (1997). Desempenhou cargo de Diretora Regional de Cultura do Algarve de 16 de dezembro de 2013 a 15 de dezembro de 2018; foi vereadora da Câmara Municipal de Faro entre outubro de 2009 e outubro de 2013, com os pelouros da cultura, do turismo, da ação social, da economia e da saúde.
Possui investigação publicada nas áreas da experiência turística e cultural, no turismo cultural e criativo, na gestão do património cultural e dos museus, na avaliação de eventos, entre outros. É coordenadora de projetos na área do Turismo, Cultura e Sustentabilidade, e de outros projetos nas áreas das indústrias criativas e empreendedorismo. Desde 30 de outubro de 2019 é a Diretora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve.
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José Francisco Silva Borralho (Lisboa, 14 de Julho de 1969) Licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM (1995) e Master em Coolhunting pela AYR/Science of the Times by Carl Rhode (2010). Iniciou a sua carreira na multinacional alemã Hoechst Portuguesa (1988), como Controller, da qual transitou para o Grupo Torralta Turismo SA (1991) para assessorar a Direcção de Comunicação e mais tardar acumular com a direcção de marketing e promoção imobiliária do Grupo.
Em 1993 co-funda a empresa de relações públicas Weber Shandwick | D&E (Grupo Interpublic) onde foi administrador responsável pela área de marketing e estratégia de clientes.
Em 1994 é consultor de estratégia de marketing politico nas Primeiras Eleições Livres em Moçambique, coordenando o processo de transformação da Renamo (de movimento guerrilheiro para partido politico).
Após 5 anos (1999-2004) à frente da Weber Shandwick | D&E, onde coordenou campanhas de promoção de grandes projetos nacionais – Associação Empresarial Portuense; Associação Industrial do Minho; Marinha Grande MGlass – e clientes de destaque (Virgin Megastores; McDonalds; Danone; Instituto Vinho do Porto; Visa; MasterCard; Samsung entre outros) sai (2004) para lançar o “Produto do Ano”, projeto de reconhecimento da inovação no grande consumo no qual se manteve até 2007 para depois lançar a Tryp Network, como Administrador, com escritórios em Lisboa, Madrid, Milão e Londres e assumir o projeto francês “Saveur de l´année”, onde também lançaria o projecto Restaurant Week em Portugal e Espanha. Durante este período foi cronista em alguns meios de comunicação social, sempre com temas relacionados com o marketing.
Em 2012 funda a APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia, assumindo a sua presidência e a missão de recuperação e preservação das tradições culinárias nacionais.
Em Fevereiro de 2013, cria a ONE BCAM FIVE SGPS, a que preside, adquirindo 100% do capital social da Brandstory Lda (Consultora em Marketing) e 90% da ConsumerChoice - Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor Lda, que detém a marca do Prémio de marcas, com maior sucesso em Portugal – a “Escolha do Consumidor” e está noutros mercados internacionais (operação em Espanha e Polónia).
É ainda proprietário das empresas: Product of the Year Portugal Lda; Happy Bizz Lda e AlwaysJune Investments SA.
Em 2015 funda a Street Food Portugal - Associação de street food e é o responsável pelos grandes eventos de street food em Portugal, incluindo no Web Summit. Em 2016, ganha a representação do Produto do Ano para Portugal.
É ainda sócio fundador e Presidente da SKOOL - Associação Sobre Crianças Orientadas em Open Learning, criada em Maio de 2018.
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Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas na variante Português e Alemã, possuindo, igualmente, licenciatura em Comunicação Social pela Rheinische Friedrich-Wilhelms Universität de Bona (Alemanha), sou jornalista há mais de 20 anos.
O começo dá-se na área Automóvel (AUTO HOJE do grupo MotorPress), tendo passado, posteriormente, para o setor dos vinhos, na revista Néctar.
Em 2005, entro na WORKMEDIA como Chefe de Redação da revista HIPERSUPER, passando a diretor editorial da publicação, em 2006.
Em 2012, após uma breve passagem como Diretor Media/Comunicação do FÓRUM DO CONSUMO, rumo a Angola para lançar a 1.ª revista de Retalho e Distribuição Moderna no mercado angolano. A revista DISTRIBUIÇÃO em EXPANSÃO nasce no grupo SCORE MEDIA, detentor do mais importante e influente jornal económico do país: EXPANSÃO.
Com a direção-executiva e editorial da revista DISTRIBUIÇÃO EM EXPANSÃO, colabora como jornalista na área económica e automóvel no jornal EXPANSÃO ao mesmo tempo que faz parte da equipa que desenvolve a revista de lifestyle LUXOS.
No âmbito da DISTRIBUIÇÃO EM EXPANSÃO, organiza as primeiras CONFERÊNCIAS DA DISTRIBUIÇÃO que, nas duas edições (2013 e 2014) levaram a Luanda diversos speakers nacionais e internacionais.
De regresso a Portugal, em 2015, passo pela MESSAGE IN A BOTTLE como Executive Partner, e em 2017 lidero a delegação do grupo NOVA VAGA Portugal. Paralelamente, é desenvolvido, em Portugal, a área de Custom Publishing que chega a desenvolver projetos para a Coca-Cola Angola e SUAVE. Ao mesmo tempo, colabora com o jornal EXPANSÃO e desenvolvo a rubrica MOTORES na publicação, além de coordenar editorialmente a revista LUXOS (lifestyle).
No final de 2018 dá-se o regresso ao universo do retalho e marcas, com o cargo de Editor-in-Chief da DISTRIBUIÇÃO HOJE, da IFE by Abilways, assumindo ao mesmo tempo a direção editorial da revista LOGÍSTICA&TRANSPORTESHOJE, desenvolvendo, em 2019, um novo projeto editorial na área da Sustentabilidade com a plataforma SUSTENTÁVEL.
Desde fevereiro de 2021, sou diretor editorial do jornal PUBLITURIS, mais antiga publicação no turismo B2B em Portugal, fundado em 1968, e da revista PUBLITURIS HOTELARIA.
Nestas duas publicações, pertencentes ao grupo WORKMEDIA - detentor dos jornais MEIOS&PUBLICIDADE, CONSTUIR e HIPERSUPER - organizo, anualmente, diversos eventos: Portugal Travel Awards, Portugal Trade Awards, RoadShow das Viagens, Hotels&Suppliers, Meeting Forums, entre outros.
Workshop - Roda de Entrelaçados
Juntam-se nesta roda vários mestres artesãos das técnicas de entrelaçados vegetais do Algarve. Entre na roda e experimente a fazer cestaria em cana ou em vime, esteiraria com tabua, entrelaçados em esparto, malha de palma e empreita.
+16 anos
(participação é livre e não está sujeita a inscrições)