Conheça o programa

Filtragem por: “22 de Junho”

Conversa Criativa - “Perspetivas para o Turismo Cultural e Criativo no Algarve”
jun.
22

Conversa Criativa - “Perspetivas para o Turismo Cultural e Criativo no Algarve”

O turismo cultural e de experiências, incluindo o criativo, foram recentemente alvo de estudo no Algarve. No plano nacional, está em curso o “Turismo + Sustentável” onde há um capítulo dirigido à cultura. E no novo programa financeiro Portugal 2030, há uma forte aposta na sustentabilidade e nos territórios de baixa densidade. Como é que tudo isto se conjuga numa região que procura crescer e valorizar os seu património? Vamos conversar sobre isto! 

Convidados: Carlos Martins (Opium); Leonor Picão (Turismo de Portugal); Aquiles Marreiros (CCDR Algarve); (Moderação: Dália Paulo, Câmara Municipal de Loulé)

(participação é livre e não está sujeita a inscrições)


Convidados

 

Carlos Martins

Aquiles Marreiros

Dália Paulo

  • Formação

    Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Pós-graduado em Turismo Cultural pela Universidade de Barcelona.

    Doutoramento em Geografia pela Universidade do Porto (não concluído).

    Experiência profissional

    Fundador e sócio-gerente de Infeira – Gabinete de Consultoria, Lda.

    Fundador e sócio-gerente de Inpublic, Consultores, Lda.

    Fundador e sócio-gerente da Opium, Lda, empresa dedicada ao planeamento cultural, territorial e económico.

    Fundador e sócio-gerente da Local Heroes, Lda, empresa especializada em projetos de gastronomia e comunicação turística.

    Fundador e sócio-gerente da Live Art, Lda, empresa especializada em conteúdos digitais. Foi consultor na Deloitte.

    Foi vereador da Cultura, Turismo e Desenvolvimento Económico do Município de Santa Maria da Feira (1999-2005).

    Foi presidente da Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira SA. (2000-2004).

    Foi Presidente da Direção de Agência de Desenvolvimento Regional de Entre-Douro-e-Vouga. (1999-2003).

    Foi coordenador do Programa de Animação das Cidades no âmbito do Euro 2004. (2003-2004) Foi adjunto do Secretário de Estado da Juventude. (2006)

    Foi coordenador do Estudo Macroeconómico “Desenvolvimento de um Cluster de Indústrias Criativas no Norte de Portugal” e co-autor do Plano de Gestão do Centro Histórico do Porto Património Mundial da UNESCO. (2007)

    Foi presidente da ADDICT – Agência de Desenvolvimento das Indústrias Criativas. (2010-2012)

    Foi membro do Conselho Nacional de Cultura – Secção das Artes – Ministério da Cultura. (2014-2017)

    Foi Coordenador da Candidatura e Diretor Executivo de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e da Fundação Cidade de Guimarães. (2009-2013)

    Foi coordenador da candidatura de Braga a Cidade Criativa da UNESCO - Media Arts. (2016- 2017)

    Coordenador do projeto “Lugares Património Mundial do Centro”, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Centro e do projeto “Plano de Desenvolvimento Turístico da Ria Formosa” desenvolvido pelo Turismo de Portugal. (2016-2020)

    Fundador da rede europeia “Next Culture Network”. (2018)

    Membro da Comissão de Cultura e Desporto do Comité Olímpico de Portugal. (2018-...)

    Comissário do programa “Que Cultura para as Cidades do século XXI” – Fundação de Serralves. (2020)

    Consultor da Estrutura de Missão das Comemorações do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães. (2018-2020)

    Fundador e membro dos órgãos sociais do Porto Post Doc, festival internacional de cinema documental do Porto. (2016-...)

    Fundador e membro dos órgãos sociais da Orquestra Filarmónica Portuguesa. (2018-...) Consultor das Nações Unidas (UNCTAD) na área da Economia Criativa e Turismo. (2019-...) Docente do Curso do Gestão Cultural da Universidade de Santiago de Compostela. (2017-...)

    Docente do Mestrado em Indústrias Criativas da Universidade Católica Portuguesa - Porto. (2015-...)

    Membro do Conselho Consultivo da APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (2020-...).

  • Aquiles Marreiros, 45 anos, natural de Faro, licenciado em Geografia e Planeamento Regional (2000, FLUL), pós-graduado em Administração Autárquica e Desenvolvimento Regional (2001, FE-UALG), mestre em Gestão do Território e Urbanismo (2011, IGOT-UL).

    Foi professor de Geografia na Escola Secundária de Pinheiro e Rosa em Faro (2000-2002) e assistente convidado na Escola Superior de Gestão Hoteleira e Turismo na UAlg (2017/2018).

    Durante 13 anos (2003-2016) exerceu funções na Divisão de Planeamento (elaboração, alteração e revisão de instrumentos de gestão territorial) e na Divisão de Turismo e Desenvolvimento Económico do Município de Albufeira, onde foi responsável pelo Gabinete de Empreendedorismo e pelo Gabinete de Candidaturas e Financiamentos.

    Em junho de 2016 ingressou na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, assumindo o cargo de Diretor de Serviços de Desenvolvimento Regional em março de 2019, sendo responsável pelas áreas de planeamento, estudos regionais e cooperação.

    De fevereiro de 2020 a março de 2023 foi coordenador do Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais, responsável pela monitorização do Programa Operacional Regional e pela implementação da Estratégia Regional de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3 Algarve).

    Foi responsável pela coordenação técnica da Estratégia de Desenvolvimento Regional Algarve 2030 e pela coordenação do processo de negociação com a Comissão Europeia do Programa Regional Algarve 2030.

    Desde março de 2023 exerce as funções de Vogal Executivo da Comissão Diretiva do Programa Regional Algarve 2030.

  • Diretora Municipal de Administração, Planeamento e Modernização Administrativa da Câmara Municipal de Loulé (dez 2017) e coordenadora Técnica do projeto do aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira pelo município de Loulé. Diretora do Cineteatro Louletano. Presidente da Assembleia Geral da Acesso Cultura (desde 2022). Foi Comissária/Programadora do Programa “365 Algarve”, sendo adjunta do Secretário de Estado da Cultura (2016-2017). Foi Diretora de Departamento de Desenvolvimento Humano e Coesão e Chefe de Divisão de Cultura e Património da Câmara Municipal de Loulé, entre 2014 e julho de 2016. Licenciada em História Variante de Arqueologia e Pós-graduada em Arqueologia Romana pela Universidade de Coimbra. Mestre em História da Arte Portuguesa pela Universidade do Algarve. Parte curricular do Doutoramento em Museologia 2007/2009 concluída. Foi diretora Regional de Cultura do Algarve de 2009 a 2013. Foi Diretora do Museu Municipal de Faro (2002 a 2009), Mentora e Diretora da Revista MUSEAL de 2006 a 2009. Foi uma das ideólogas e fundadoras da Rede de Museus do Algarve (2007) e da Rede AZUL, de Teatros do Algarve (2016). Foi Vogal do ICOM Portugal (2014-2017) e Vice-Presidente do ICOM Portugal (2017-2020). Foi Presidente da Direção da Acesso Cultura (2016-2022). Assistente convidada da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

  • Diretora do Departamento de Dinamização da Oferta e dos Recursos – Turismo de Portugal

    Licenciatura em Sociologia, Universidade Nova de Lisboa, Mestrado em Psicologia Social, ISCTE, Lisboa. A trabalhar no Turismo de Portugal desde 1998, coordenando projetos de desenvolvimento de produto (turismo cultural, turismo religioso, turismo industrial, turismo de natureza, gastronomia e enoturismo, turismo médico, turismo acessível) e também projetos no âmbito do turismo sustentável; inovação e empreendedorismo; financiamento de projetos com interesse turístico. Representa o Instituto em vários foruns nacionais e internacionais.

 
Exibir evento →
Tiborna e Xarém - Da cozinha para a mesa
jun.
22

Tiborna e Xarém - Da cozinha para a mesa

Tradicionalmente, a tiborna especial era a do dia da amassadura, feita com pão acabado de sair do forno. Já as tibornas mais comuns eram feitas com pão grelhado nas brasas. Atualmente, fazem-se tibornas durante todo o ano, mas até um passado recente esta era uma prática exclusiva do Outono, pois relacionava-se com a prova do azeite novo.

“Xarém faz-se com tudo o que se quiser”: esta é uma frase que se ouve frequentemente no Algarve e que explica bem a versatilidade do xarém, também conhecido por “papas de milho”. Desde xarém simples, às papas com sardinhas, berbigão, conquilhas, só com pão frito, com grão, marisco, torresmos ou até com mel.

As variantes possíveis são muitas e dependem sobretudo da estação do ano, das disponibilidades alimentares, dos hábitos de família ou da refeição a que se destinam. Nesta experiência culinária, os participantes vão aprender a confecionar uma tiborna tradicional algarvia e xarém com berbigão e camarão.

Facilitador
Chef de Cozinha da Tertúlia Algarvia

Participantes
Max. 10 pessoas

Duração
3h

Idiomas
Português
Inglês
Espanhol

Observações
Crianças com + 5 anos devem estar inscritas e podem participar desde que acompanhadas por um adulto.

Sujeito a inscrição

Exibir evento →
Doce Fino um milénio de herança & tradição
jun.
22

Doce Fino um milénio de herança & tradição

Esta experiência gastronómica e artística, permitirá ao participante colocar as mãos na massa para modelar as figuras de uma forma semelhante à modelação em barro, conhecer a base da técnica gastronómica com orientação de uma doceira local e aprender algumas das diferentes técnicas de pintura dos doces. Termina com um chá e degustação dos bolos elaborados.

Facilitador
Doçaria do Sul

Participantes
Max. 10 pessoas

Duração
2h

Idiomas
Português
Inglês
Espanhol

Observações
Ideal para famílias.
Crianças com + 7 anos devem estar inscritas e podem participar desde que acompanhadas por um adulto.

Sujeito a inscrição

Exibir evento →
Workshop de olaria - Trabalho sobre a roda
jun.
22

Workshop de olaria - Trabalho sobre a roda

  • Casas da ribeira N 107, Quinta Simões, 8300-023 Silves AlgarvianRoots (mapa)
  • Google Calendar ICS

A roda de oleiro tem uma magia que atrai pessoas de todas as idades e contextos. Neste workshop poderá contactar com um ceramista local dos arredores da cidade de Silves que o acolherá num jardim onde tem o seu atelier e partilhará a arte de modelar peças em barro na roda.

Exibir evento →
Workshop de cana - Caixa-tubo
jun.
22

Workshop de cana - Caixa-tubo

O participante irá aprender a arte ancestral de trabalhar a cana e as possibilidades que esta oferece como matéria-prima para a criação de utilitários relacionados com produtos locais da gastronomia. Em duas horas de atividade, os participantes irão construir uma caixa em forma de tubo para guardar ervas aromáticas, sal ou outras preciosas memórias desta experiência.

Artesã
Vanessa Flórido

Participantes
Max. 8 pessoas

Duração
2h

Idiomas
Português
Inglês
Espanhol

Observações
Crianças com + 7 anos devem estar inscritas e podem participar desde que acompanhadas por um adulto.

Sujeito a inscrição

Lamentamos, mas já não existem vagas disponíveis para esta atividade.

Exibir evento →
Cataplana com todos - Do mercado à mesa
jun.
22

Cataplana com todos - Do mercado à mesa

A sua origem perde-se nas memórias do tempo e é nos dias de hoje um dos símbolos mais icónicos do Algarve.
Supõe-se que o seu aparecimento resulte da influência do Norte de África e da ocupação árabe na região durante mais de 500 anos.
A célebre "tajine" marroquina, embora tradicionalmente feita em barro, utiliza na confeção dos alimentos o mesmo tipo de cozedura hermética a vapor, que veio a usar-se na cataplana.

Exibir evento →
Esteira de mesa com plantas da ribeira
jun.
22

Esteira de mesa com plantas da ribeira

Os materiais vegetais endémicos do Algarve são ancestralmente utilizados para múltiplas funções, recorrendo a engenhosas técnicas adequadas aos fins pretendidos. Nos trabalhos manuais desta natureza é comum utilizar equipamentos ou ferramentas de apoio muito simples. Para produzir as esteiras, que serviam para a secagem dos frutos secos, usa-se o tear de pedras, que consiste numa trave suspensa suportada por dois cavaletes, onde se apoiam pequenos molhos da fibra vegetal (no caso, a tabua) e se entrecruzam os fios para tecer, com quatro pedras a funcionar como bobines.

Exibir evento →
Workshop de Cerâmica – Taça em forma de flor de amendoeira
jun.
22

Workshop de Cerâmica – Taça em forma de flor de amendoeira

A cerâmica é uma arte versátil que se presta à produção de peças utilitárias e decorativas. Incorpora várias etapas, entre elas a modelagem e a pintura, todas elas executadas manualmente, dando espaço à expressão criativa do autor.

Lília Lopes dedica-se a esta atividade há mais de 20 anos e gosta de receber pessoas no seu atelier e de lhes transmitir a paixão que tem pela cerâmica.

Esta atividade é inspirada nos frutos da região e consiste em modelar e pintar uma pequena taça em forma de flor de amendoeira.


Artesã
Lília Lopes

Participantes
Max. 8 pessoas

Duração
2h

Idiomas
Português
Inglês
Espanhol

Observações
Crianças com + 11 anos devem estar inscritas e podem participar desde que acompanhadas por um adulto.


Sujeito a inscrição

Lamentamos, mas já não existem vagas disponíveis para esta atividade.


Exibir evento →
Uma experiência no campo – Figo
jun.
22

Uma experiência no campo – Figo

Um dia passado numa pequena aldeia no interior da Serra do Caldeirão, com uma paisagem magnífica, onde pode ter uma experiência única de aprender as técnicas tradicionais de conservação e secagem, e preparar alguns dos doces típicos feitos à base deste fruto.

Exibir evento →